Jr. Oliveira é cantor e multi-instrumentista. Residente em Planaltina-GO, foi de lá – em meados de 2014 – para os confins do estado goiano e Distrito Federal que ele se consolidou como um dos expoentes de um MPB um tanto quanto psicodélico baseado no sistema de pedais de Loop Station. Seu som cotidiano consiste em apresentações onde, basicamente, o artista cria camadas sonoras feitas cem por cento ao vivo e regadas à inspiração que o momento traz, fazendo com que cada show seja simplesmente inédito. Boa parte de sua inspiração sonora, vem da música eletrônica psicodélica e também de artistas como Manu Chao, O Rappa e José Gonzalez. O jovem músico acredita e trabalha para que sua música tenha um papel de transformação social, concentrando parte significativa de seu tempo a apresentar-se em eventos comunitários como Saraus, Feiras em geral, Colégios e eventos da Academia Brasileira de Letras – da qual é membro. Para além desta missão, Jr. Oliveira pensa que a música é uma ferramenta eficaz de elevação do ser humano, exaltando todo o potencial de sua nobreza. É baseado nesta fé que ele caminha passo por passo, e desfere acorde por acorde.
Atualmente, Ryck está imerso na criação de seu primeiro álbum completo, após o lançamento de “Criatura Deluxe”, uma versão experimental e baladeira do seu e EP “Criatura”. Sua trajetória é marcada pela busca da autenticidade musical, com um compromisso constante de se reinventar e explorar novos horizontes artísticos, prometendo surpreender e encantar seu público.
Criatura Deluxe é uma reinterpretação marcante do EP “Criatura”, mergulhando na música eletrônica e ritmos de balada com nuances da música Afro-Brasileira. Fruto do sucesso do EP original, Ryck reimaginou essa etapa da sua carreira com uma nova versão (Deluxe), apresentando a inédita “Enigma”. Com uma abordagem psicodélica, a faixa mergulha na
dualidade corpo e espírito.
Com raízes fincadas nas tradições brasileiras, Ryck constrói pontes entre o passado e o presente. Sua música é uma travessia e cada nota é uma narrativa que transcende fronteiras, fundindo ritmos e estilos de maneira única e envolvente fazendo de suas músicas rituais modernos.
Realização:
Instituto IBRASC e Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal.
Termo de Fomento nº 26/2024
Processo Nº 04009-00000498/2024-21.